Educação fisica
Ámon, por exemplo, era o Grande Deus. Mas às vezes ele era chamado de Ámon-Rá. E daí? Daí que Rá era um outro deus, que representava o sol, e era o criador dos homens. Meio complicado, né?
Osíris era mais um deus bem importante para o povo do Antigo Egito. Ele era - ai, que medo - o deus do mundo subterrâneo, soberano dos mortos. Já os trovões e tempestades eram "assunto" do deus Seth. Até a escrita tinha um deus "particular" no Egito: seu nome era Thoth.
Deus, deus, deus...mas e deusa? Será que os egípcios não adoravam nenhuma deusa? Claro que sim! E uma das mais "famosas" era Ísis, a Grande Mãe. Khons era a deusa da Lua, Maat era a deusa da verdade e da justiça, e Neith era deusa da caça e da guerra.
Os bichos-deuses
Sol, Lua, trovão, tempestade...deu para sacar que os deuses egípcios tinham tudo a ver com a natureza, né? E até os bichos entravam nessa dança: muitas das divindades do Antigo Egito eram representadas também por animais.
Osíris, por exemplo, "ganhou" como símbolo...um boi! Chamado de Boi de Íbis, o bichão representava a força vital da natureza.
Um tipo de macaco chamado babuíno era a representação animal do deus Thot.
Selkis era uma deusa que tinha forma de...escorpião! E Sebek era...um crocodilo!
Nem os hipopótamos escaparam: a deusa Tuéris tinha a forma desse bicho engraçado, e seu "trabalho" era proteger as mulheres