Condições
Administração de recursos humanos nos dias de hoje
Trabalho de produção textual para matéria de teorias da adinistração
Régis Rodrigues da Silveira¹
RESUMO
A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização. Portanto para trabalhar com pessoas, primeiro deve-se compreender o comportamento humano e também o conhecimento de vários sistemas e práticas de recursos humanos. Segundo CHIAVENATO (1999) nos tempos atuais as empresas necessitam das pessoas como parceiras da organização, o autor coloca que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.
A área de Recursos Humanos tem tido, a cada dia, mais um papel fundamental nas decisões estratégicas das empresas. Neste cenário de crise, a busca por alternativas e a identificação das melhores soluções está sendo o foco dos acordos com os trabalhadores para garantir emprego e trabalho, a partir deste momento, os gestores passaram a rever muitos conceitos e investir nestas contratações.
Com esse olhar da importância da área de Recursos Humanos dentro das empresas, é que são aderidas as teorias gerenciais da administração, tendo assim a grande contribuição de Fayol e Taylor para o setor de RH, dando assim uma visão sistêmica ao gestor, para exercer o seu papel com maior influencia e exatidão.
A grande importância deste departamento nas empresas fez com que se evolui-se a Administração de Recursos Humanos, surgindo várias denominações ao longo do tempo, dentro dessa evolução. No passado as expressões utilizadas eram: administração de pessoal, relações industriais e relações humanas. Mais recentemente tem-se: administração de recursos humanos, desenvolvimento de recursos humanos, comportamento organizacional, com o primórdio de otimizar esse departamento.
PALAVRAS-CHAVE: