Condições de trabalho
As empresas prestadoras de serviço de Call Center expandiram seus mercados de forma acelerada, sobretudo após a privatização das telecomunicações no Brasil.
Este crescimento ocorreu de forma desorganizada afetando principalmente as condições de trabalho de seus funcionários, com ênfase nos operadores, que são a base para esta prestação de serviço, ao longo dos anos fatores foram identificados como os principais causadores de estresse, doenças ocupacionais e um índice tão alto de insatisfação destes funcionários e de seus clientes que são afetados pelo mau atendimento.
3.1. Fatores que afetam a condição de trabalho
3.1.2.Trabalho sob Pressão
É um dos principais fatores que afetam as condições de trabalho. A necessidade de alcançar metas desencadeia uma serie de situações desagradáveis e até mesmo constrangedoras que chegam a interdições referentes a comer, conversar, fazer ou receber ligações no trabalho e até mesmo a necessidade de pedido formal para ir ao banheiro.
O profissional deste ramo tem que esta preparado para enfrentar pressão de tempo, esforço mental, esforço visual, exigência de grande responsabilidade, rigidez postural com sobrecarga em algumas partes do corpo, esforço repetitivo e estar pronto para ouvir e solucionar o problema de vários clientes.
-------------------------------------------------
3.1.3.Problemas Ambientais
-------------------------------------------------
Os fatores ambientais também são uns dos problemas que afetam as condições de trabalho e contribuem para afetar a saúde destes trabalhadores, tais como: ruído, iluminação e temperatura. A audição e a fala são muito exigidas neste tipo de trabalho requerem cuidados especiais que são estabelecidos nas normas específicas NR-17(Conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. Esta norma foi estabelecida em 23 de novembro