Meio ambiente
Questão 1
A ação dos agrotóxicos na lavoura e a falta de saneamento básico em regiões metropolitanas onde se localiza o Sistema Aquífero Guarani podem contaminar o manancial, que tem cerca de 7.500 poços que abastecem centenas de cidades.
Uma feita pelo departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) em parceria com um grupo de pesquisadores encontrou em 2 amostras de água de um poço artesiano na zona leste da cidade com traços de componentes de um defensivo utilizado na cultura de cana de açúcar.
Apesar do índice encontrado estar muito abaixo do considerado perigoso para o consumo humano na Europa, ainda assim é preocupante pois existe uma possibilidade de uma contaminação ainda maior se nada for feito. Segundo os pesquisadores, uma das providências mais urgentes para evitar isso, seria evitar a aplicação de herbicidas e pesticidas em áreas de recarga do aquífero.
Outro problema levantado pelos especialistas é a construção de um grande número de casas e condomínios na cidade que prejudicam a saúde do aurífero na medida em que diminui a impermeabilidade.
A água do aurífero é de excelente qualidade em diversos locais, principalmente em áreas de afloramento e próximo a elas, onde é remota a possibilidade de enriquecimento da água em sais e em outros compostos químicos.
Outro problema que pode colocar em risco o abastecimento de água no médio prazo é a extração exagerada de água do manancial subterrâneo, que se mantida nos níveis atuais, o uso de água do aurífero pode se tornar inviável nos próximos 50 anos na cidade.
Segundo técnicos o fato do nível ter baixado não preocupa pois a medida que se faz uma gestão mais controlada, diminuindo o número de poços, acaba se conseguindo o equilíbrio.
Existe um esforço conjunto dos países onde está localizado o aquífero no sentido de se implementar uma rede de monitoramento permanente, um sistema de informações e elaborar o planejamento estratégico de ações para ampliar os