Condições do trabalho docente
A escola sempre esteve ligada ao papel político da educação escolar.
A formação dos docentes é apontada como um dos maiores problemas da educação, a desvalorização dos professores e a baixa qualidade do ensino já têm atravessado décadas. Será que tudo isso com o passar do tempo á profissão do professor foi desvalorizando por ter envolvimento política no meio, é lógico que hoje vivemos uma política enganosa. Por tanto o professor deve convicção ao fazer sua escolha e não deixar que nada interfira na sua formação, porem, não deixando de lutar pelos seus direitos.
Entre esse problema temos também esse tal de alargamento, tanto para cima, como para baixo, que é chamado de pré-escola do zero aos seis anos e já se falam em educação pré-natal. Nesta expectativa o que está acontecendo? – Acontece que a função educativa que antes se acreditava da família, hoje passa a sumir a forma escolar. A escola não é a única forma de educação, é uma entre muitas...
No relacionamento entre professores e alunos é necessária uma relação satisfatória, porque ambos trazem a realidade escolar formando suas próprias opinião e decisões buscando uma educação organizada com algumas regras de trabalho e desigualdade social. Hoje a situação da educação no Brasil é precária, o salário dos educadores não é digno para uma profissão necessária para o crescimento de uma nação e as condições de trabalho são boas, pois os recursos que não são suficientes para um bom desenvolvimento.
Educação brasileira: leituras históricas, sociológicas e filosóficas.
As condições do trabalho dos professore ainda continua apontada como um dos maiores problemas da educação.
A própria relação professores-alunos, pode ser demonstrada conflitos, dificuldades de compreensão, essa situação assume uma infinidade e critica dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
No Brasil os professores têm passado por situação constrangedora para realizar seu trabalho com