Condicionamento operante
Definição: Condicionamento operante é quando certos comportamentos ficam sob o domínio de suas consequências, esse comportamento se chama operante. E se de deve ao fato de que tais comportamentos operam no meio modificando-o, e estas modificaçoes alteram seu comportamento.
Como acorre: O comportamento operante ocorre sem qualquer estímulo antecedente externo observável. A resposta do organismo parace ser espontânea, ou seja, não realcionada com qualquer estímulo observável conhecido. Isso não significa que não haja um estímulo que elicite a resposta, mas que não é detectado quando ocorre a resposta. No entanto, na visão do observador, não existe estímulo porque ele não aplicou e não consegue vê-lo. http://www.youtube.com/watch?v=wqQNq0Cn9L4 Quando o rato pressiona a barra, eceita comida, e somente a recebe se pressionar a barra, portanto, ele opera sobre o ambiente. Skinner acreditava no comportamento operante como sendo o melhor representante da situação típica de apendizagem. Na maioria das vezes, o comportamento é o tipo operante, portanto, a melhor abordagem científica para seu estudo são os processos de condicionamento e extinção.
A demonstração da clássica experiência da caixa de Skinner envolvia o ato de pressionar a barra, que fora construída de modo que controlasse as variáveis externas. Colocava-se um rato privado de comida dentro da caixa, ficando livre para explorar o ambiente. No curso dessa exploração, o rato pressionava uma lavanca ou uma barra, ativando um mecanismo que liberava uma bolinha de ração em uma bandeja. Depois de conseguir algumas bolinhas (os reforços), o condicionamento geralmente se estabelecia com rapidez. Observe que o comportamento do rato (pressionando a alavanca) atuou sobre o ambiente e assim serviu como instrumento para obtenção do alimento. A variável dependente é simples e direta: a taxa de respostas.
http://www.psicoloucos.com/Behaviorismo-Radical/o-condicionamento-operante.html