condicionamento operante
Reforçamento positivo: capaz de fortalecer uma reação quando se oferece um estímulo logo após esta reação. Como por exemplo: os cachorros recebem suas recompensas (geralmente essa recompensa é comida) após executarem algum comportamento. Para os animais o alimento é um dos reforços positivos mais usados.
Reforçamento Negativo: O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando se remove algum tipo de estímulo aversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o despertador, o cessar do barulho do despertador é um reforço negativo. O reforço negativo não tem um caráter punitivo.
Modelagem: A modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chamada “método das aproximações sucessivas” é o método pelo qual através do reforçamento positivo instalam-se novas respostas.
Extinção: Processo de diminuição gradual da probabilidade de uma resposta condicionada Exemplo: ser ignorado por alguém que desejamos.
Punição positiva: Ocorre quando um estímulo é apresentado na sequência de um operante e o operante diminui na taxa de respostas. Como por exemplo, se a criança faz birra leva uma repreensão; a apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado.
Punição negativa: Quando um estímulo é removido contingente a uma resposta e esta remoção resulta na diminuição na taxa de resposta. Como por exemplo, se a criança desobedecer aos pais ficará sem assistir televisão por uma semana; remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado.
Discriminação: Se desenvolve uma discriminação de estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Exemplo: nosso comportamento em diferentes festas
Generalização: Respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.