Condicionamento operante
Programa “Cyber Rat”
Profª.
1. Embasamento teórico
Aprendizagem
Interessante a frase que o livro Introdução à Psicologia Geral (1999) cita na pág 171, “A aprendizagem é o olho da mente” Thomas Drake.
Aprendizagem é qualquer mudança relativamente duradoura de comportamento ou conhecimento devida à experiência. Nosso comportamento hoje, se formou como é, por experiências aprendidas.
A aprendizagem molda nossos hábitos pessoais, como roer as unhas; traços de personalidade, como timidez; preferências pessoais, como não gostar de roupas formais; e reações emocionais, como as que temos quando ouvimos nossas canções favoritas.
Se todas as suas respostas aprendidas pudessem ser retiradas de você, pouco sobraria de seu comportamento. Você não conseguiria falar, ler um livro nem fazer um ovo frito.
Temos visto que aprendizagem não é um processo exclusivamente humano. Ela também existe no mundo animal; um fato que não surpreenderá ninguém que já teve um cachorro ou viu os ratinhos de laboratório atuando.
Os princípios que explicam respostas aprendidas em animais também explicam muito da aprendizagem humana, na verdade, muitas das descobertas mais fascinantes no estudo da aprendizagem se originaram dos estudos de animais.
Tipos de Aprendizagem:
* Por Raciocínio - O raciocínio é considerado o tipo de aprendizagem mais complexo e abstrato, envolvendo todas as formas de aprendizagem e dependendo delas.O processo de raciocinar inicia-se de uma motivação, de uma necessidade de resolução de um problema.
* Por observação – Um ser vivo é condicionado por meio de observação do condicionamento de um modelo. Tanto o condicionamento clássico quando o operante podem ocorrer por meio de aprendizagem por observação, que depende de processos de atenção, retenção, reprodução e motivação.
* Por Ensaio e Erro – O psicólogo americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) foi quem estudou esse tipo de aprendizagem, baseado