Condicionamento operante
INTRODUÇÃO
Entende-se por sistema límbico um sistema que age como regulador dos processos emocionais e do sistema nervoso autônomo que tem como constituição o lobo límbico e as estruturas subcorticais que estão á ele relacionados. Estas estruturas compreendem a um mecanismo harmonioso, que trabalham a parte subjetiva central da emoção e também participa de sua expressão. As estruturas e conexões do lobo límbico que desenvolvem as manifestações emocionais têm hoje ampla aceitação. Este lobo preexiste desde as antigas histórias da espécie e existe em todos os vertebrados. A seguir, será apresentado em a breve relação de estruturas onde o sistema límbico será amplamente explorado, de maneira que possa compreender a função do sistema límbico e suas conexões e seus processos emocionais no sistema nervoso.
DESENVOLVIMENTO
Faz parte do sistema límbico a abrangência de todo o hipotálamo e as mesmas agrupam-se em duas categorias: os componentes corticais e os componentes subcorticais.
Os componentes corticais são formados pelo giro do cíngulo, giro para-hipocampal e hipocampo e já os componentes subcorticais são formados pelo corpo amigdalóide, área septal, núcleos mamilares, núcleos anteriores do tálamo e núcleos habernulares.
As conexões do sistema límbico são bastante complexas e ainda não existe um conhecimento funcional de uma grande maioria deste sistema. Mesmo assim, com o surgimento de técnicas avançadas de pesquisas neuroanatômicas, pode-se obter um aumento considerável do estudo dos componentes do sistema límbico. A seguir uma explicação destas conexões:
Conexões intrínsecas - é um circuito fechado que estabelece a união das seguintes estruturas límbicas e que são enumeradas através de uma seqüência que representa a direção predominante dos impulsos nervosos, compreende a esta conexão: o hipocampo, fórnix, corpo mamilar, fascículo mamilo-talâmico, núcleos anteriores do tálamo, cápsula interna, giro do cíngulo, giropara-hipocampale por último