Fibra òtica
ÍNDICE
O que é?....................................................................................... pag.03 – 1.1
Tipos de fibras............................................................................... pag.03 – 1.2 * Monomodo............................................................................ 1.2.1 * Multimodo............................................................................. 1.2.2
Funcionamento............................................................................. pag.04 – 1.3
Utilização...................................................................................... pag.04 – 1.4
Utilização...................................................................................... pag.04 – 1.5
Referencias. ................................................................................ pag.05
1.1 O QUE É FIBRA ÓPTICAS
Fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, esse filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros íntimos, da ordem de micrômetros ( mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico. Possui uma estrutura simples, núcleo, interface, e é composto por uma capa protetora, bem mais grossa que envolve e protege o núcleo, essa cama é chamada de CLADDING, seguido de outra camada de ISOLAMENTO, e finalmente terminando com uma capa externa chamada BAINHA.
1.2 TIPOS DE FIBRAS ÓPTICAS
Existem 2 tipos de fibra óptica, ambas variam conforme o tipo de fonte usada e a quantidade de sinais que podem sem emitidos.
1.2.1
* MONOMODO:
É feita por um único modo, pois a fibra apresenta um núcleo pequeno. Isso significa que a largura da banda utilizada é maior e há menor dispersão da luz emitida. Alem de mais cara, o manuseio é difícil e exige experiência.
1.2.2
* MULTIMODO:
Possuem um diâmetro maior, e por isso mais de um sinal pode transitar o filamento. Ainda se