Fibra otica
A fibra ótica é um material feito de vidro ou plático (polímeros), por meio da reflexão ocorre o transporte da luz em seu interior. Com o desenvolvimento da tecnologia do quartzo foi possível a obtenção de fios cada vez mais finos, transparentes e que podem ser encurvados sem se quebrar. Uma característica de grande importância para construção desse material é a tranparência quase absoluta do quartzo com alto grau de pureza. A luz, como sabemos , é uma onda eletromagnetica, e como tal ela pode se propagar em qualquer tragetória. Ao penetrar em um filamento de fibra ótica, a luz sofre reflexão total e é por meio dessas reflexões que ela percorre toda fibra até chegar ao seu destino final.
Existem varios tipos de fibra em função da geometria e também o perfil do índice de refração do nucleo o que levam a destacar os tipos báscios que são mais usados:
- Fibra multimodo de Índice Degrau: É a mais simples do tipo onde o núcleo desta fibra pode ter um diâmetro de 100µm até aproximadamente 1000µm, o que representa em relação as outras fibras, um núcleo grande. Isso facilita o acoplamento ótico, ou seja é mais fácil injetar a luz em seu interior.
- Fibra multimodo de Índice gradual: Esta fibra possui este nome devido a composição do núcleo em várias camadas de vidro, com índices de refração que decrescem gradualmente a medida que se afasta do centro em direção da casca. Com isso havera uma menor disperção do sinal e uma maior largura de banda, pois sendo a velocidade da luz em função do índice de refração quanto mais distante do centro da fibra estiver o raio luminoso, mais veloz ele será, compensando a maior distância a ser percorrida. Desta forma, todos os raios que se propagarem chegarão na outra extremidade quase ao mesmo tempo.
- Fibra monomodo: É constituida de tal forma que apenas um modo fundamental de ditribuição magnética (raio axial) é guiado, evitando assim os vários caminhos de propagação da luz dentro do núcleo consequentemente