Condicionamento fisico
A principal característica da ginástica Laboral é amenizar e prevenir lesões ocasionadas pelo trabalho, corrigir vícios posturais, prevenir fadiga muscular, promover a saúde, aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho, promover a consciência corporal e melhorar o relacionamento interpessoal.
Tendinite, lordose, cistos cinoviais, bursites, dedo em gatilho, epicondlites, tendinite do suprs-espinhoso e biciptal, tenossinovite de quervain, contratura ou moléstia de dupuytren, síndrome do túnel do carpo, síndrome do canal de guyon, síndrome do pronador redondo, síndrome da tensão do pescoço, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome cervical são exemplos de L.E.R e D.O.R.T.
Alongar a musculatura cervical e trapézio, músculos esternecleidomastóideo e esplênio, aliviar a tensão na região lombar, dorsal e cervical são as principais formas de alongamento que ajudam a prevenir as lesões por esforços repetitivos, cabe ressalvar que muitas vezes o profissional responsável pela elaboração do projeto de Ginástica Laboral vai encontrar dificuldades em relação ao local apropriado para a prática da mesma, contudo a empresa não é uma academia, portanto não irá oferecer instalações como tal. Por isso o profissional precisa se adaptar, utilizando criatividade que lhe é peculiar e encontrando uma maneira de utilizar todo o local disponível.
Como recomendações básicas para o dimensionamento do local de trabalho devemos observar a realização de estudo para a análise ergonômica dos postos de trabalho e adequação do mobiliário, máquinas, dispositivos, equipamentos e ferramentas ás características fisiológicas do trabalhador. Em detalhe: não se deve ficar por mais de 50 minutos