Condicionamento Fisíco
Qualquer modalidade de exercício para o alcançe do condicionamento físico deve ser acompanhado por médicos e personal trainings especializados. Alguns exercícios de resistência devem ser evitados por hipertensos crônicos, como também por crianças e adolescentes em fase de crescimento.
Já a aptidão física é a capacidade que o indivíduo tem de realizar determinados exercícios e não deve ser confundido com condicionamento físico, pois envolve uma série de fatores como postura correta e total amplitude de movimento das articulações.
Os beneficios do condicionamento fisico são:
Diminuição da frequência cardíaca em repouso (quando a pessoa está em descanso, sentada no trabalho, almoçando, etc.) Por exemplo, se uma pessoa tinha a frequência cardíaca de 90 batidas por minutos, e após começar atividade física a frequência reduzir para 70, imagine a economia de batidas do coração no final de 24 horas, de 365 dias ou pelo resto da sua vida.
Diminuição da pressão arterial: a pressão diminui por causa da melhoria no fluxo sanguíneo e na contração do coração. Ocorre também um melhor retorno venoso.
Diminuição da resistência periférica: os vasos sanguíneos tornam-se mais elásticos, limpos de gordura, facilitando a circulação do sangue.
Diminuição da taxa de colesterol e gordura: os exercícios usam gordura como fonte de energia, diminuindo assim o peso corporal de gordura e o colesterol.
Aumenta a contratilidade do coração: o coração passa a se contrair melhor e a distribuir melhor o sangue para o corpo.