Tecido tegumentar
Ordem de Espessura da Pele
Couro cabeludo > região plantar > orelha > pálpebras > prepúcio > pequenos lábios.
A Elasticidade da pele é grande, mas à medida que a idade avança, a mesma vai gradativamente perdendo sua elasticidade.
A pele não é lisa, haja vista que apresenta saliências e reentrâncias. Existem saliências permanentes e temporárias assim como reentrâncias permanentes e temporárias.
Papilas dérmicas: saliências (impressões digitais)
Sulcos interpapilares: localizados entre as papilas dérmicas
Funções da Pele
As numerosas funções da pele podem ser sumariadas como segue:
Proteção: A superfície maleável do corpo põe-se entre seus tecidos e o ambiente. Sua estrutura e constante renovação tornam a pele resistente aos contatos comuns. Sua mobilidade amortece ou desvia forças externas incidentes, mas pode ser rota ou lacerada por fortes golpes, rombos ou objetos agudos. O aumento de pigmentação (bronzeamento) cutânea protege contra excessiva exposição aos raios ultravioletas da luz solar.
Barreira Ambiental: A pele é impermeável à entrada de água no corpo. Também resiste à penetração de partículas e de numerosos, mas não todos, micróbios.
Retenção de Líquido: O meio líquido interno de tecidos e células é preservado pela pele, que evita a dissipação deste líquido.
Sensibilidade: A participação da pele na percepção sensitiva das mudanças ambientais.
Termo-regulação do Corpo: Uma temperatura interna constante é essencial à função e a saúde. O corpo deve ajustar-se a flutuações da temperatura ambiental e ao calor produzido por seu próprio metabolismo. O ajuste é feito pela regulação da dissipação de calor pela superfície corporal, isto é, radiação de calor do sangue para o ambiente. Quando necessária a perda de calor, dilatam-se as arteríolas, aumentando o fluxo