CONDI ES DE VIDA NO ESPA O URBANO
PRINCIPAIS PROBLEMAS
É habitual afirmar-se que a cidade atrai população devido às condições de vida que oferece, enunciando-se vantagens como o fácil acesso a bens e serviços e a abundância de habitação e de emprego. Porém, actualmente, o crescimento das cidades coloca problemas de sustentabilidade, em termos de qualidade de vida, que tornam cada vez menos claro que assim seja. É, pois, importante reflectir sobre os principais problemas que afectam o espaço urbano e que contribuem para uma menor qualidade de vida dos seus habitantes.
A SATURAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS
Doc. 1 LISTAS DE ESPERA
Adaptado de Relatório IGAS, Nº 19/2008
FIG.l - Um exemplo de mau planeamento.
A DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM URBANA
Em Portugal, até aos anos 70, a maioria das habitações do centro das cidades era arrendada. Certas pessoas investiam em imobiliário e viviam dessas rendas, fazendo as reparações necessárias nas casas, até porque eram a sua fonte de rendimento.
Após a Revolução do 25 de Abril de 1914, as rendas da habitação e do comércio e serviços foram congeladas durante muitos anos, ao mesmo tempo que a inflação anual dos preços e salários era muito elevada, chegando a ultrapassar os 15%. As rendas tornaram-se desajustadas da realidade,"impossibilitando os arrendatários de fazer qualquer reparação, uma vez que estas atingiam sempre um valor bastante superior ao da renda. Muitas casas eram também habitadas pelos seus proprietários que, na maioria das situações, viviam do arrendamento e empobreceram com o congelamento das rendas, o que os impediu de conservarem as suas próprias habitações.
As sucessivas alterações à lei das rendas não resolveram o problema, principalmente das rendas mais antigas. Assim,