Aquifero Guarani
O maior manancial de água doce subterrânea do mundo
O que é o Aquífero Guarani?
É uma gigantesca "caixa d’água subterrânea" que ocupa cerca de um milhão de quilômetros quadrados em quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O território total chega a cerca de 1,2 milhões de Km², o que seria equivalente a duas Franças. A maior parte de sua area está em território brasileiro (2/3 da área total), nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Distribuição por país:
Brasil (840.000l Km²)
Paraguai (58.500 Km²)
Uruguai (58.500 Km²)
Argentina (255.000 Km²)
A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqüífero (água acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km³
Além de sua extensão, sua capacidade também é muito impressionante. Ele tem 37 mil quilômetros cúbicos de água, o equivalente a um trilhão de litros de água. Pode ser dificil entender a magnitude disso, mas talvez ajude dizer que o Aquífero Guarani tem a capacidade de 40 mil sistemas cantareiras.
Como o Aquifero Guarani é formado?
Esse reservatório gigantesco é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos atrás)
A estrutura geológica da região que abrange o Aquífero Guarani é responsável pelo armazenamento de água no subsolo. Essa área é formada por rochas sedimentares, muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas, que, após absorvidas, ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade.
Como as águas do Aquifero são utilizadas?
O Aquífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o