Conde
Informações quantitativas que possibilitam o acompanhamento das mudanças conjunturais e estruturais da economia de um país ou região. No setor público auxiliam a tomada de decisões em relação à política fiscal, monetária, ao comércio exterior e ao desenvolvimento regional e no setor privado nos investimentos, mercados etc, além de traduzir o processo de transformação da produção agropecuária e industrial em bens e serviços consumidos pelas famílias.
2- Ainda com relação aos indicadores econômicos, com que regularidade são produzidos? Como são expressos? (3 linhas)
São produzidos diariamente, semanalmente ou mensalmente e expressos em valores nominais ou reais, ajustados segundo algum índice de preço e representados como variações percentuais, números, índices, taxas, etc.
3- Diferencie dados conjunturais e estruturais. Para sua resposta apresente exemplos. (7 linhas)
Os dados conjunturais representam características mais consolidadas da economia como a participação de ocupados na indústria ou na agricultura em um país, nível de distribuição de renda, patamar de gastos familiares com bens não duráveis, nível de gastos em Ciência, Tecnologia e Inovação, já os dados conjunturais representam eventos cíclicos da conjuntura econômica, uma situação não duradora, sensíveis à flutuação de curto prazo, como os índices de preços, indicadores de produção industrial, etc.
4-Conceitue indicadores antecedentes, indicadores consequentes e indicadores de expectativas. (8 linhas) Os indicadores antecedentes antecipam tendências que num curto espaço de tempo devem se verificar em um seguimento ou em toda economia, os indicadores consequentes demonstram os desdobramentos da tomada de decisão do governo quanto à política econômica ou de agentes privados, e finalmente os de