Conde
Resumo do artigo MEDIÇÃO DE VELOCIDADES ANGULARES COM ALTA RESOLUCAO USANDO ENCONDERS DE BAIXA RESOLUCAO E PLL
Luiz Guerra Neto
Introdução
No texto é apresentado um nova abordagem sobre a medição angular de motores. Existem varias formas para obter a medição da velocidade angular, e essa depende do tipo de motor utilizado e do grau de confiabiliade exigido. Uma das formas para se calcular essa variável é utilizando sensores de contato. Porem o método mais usado é aquele que usa o encontre óptico. Nesse método um pequeno disco contendo furos de espaçamentos iguais é acoplado ao eixo do motor e um par emissor/receptor de infravermelho é colocado para observar a variação entre as perfurações e a área nao perfurada. Esse método tem a vantagem de ser de fácil implantação. Mas existem alguns metidos que exigem encontres que possuem uma maior resolução que são mais caros, e para projetos de baixo custo isso se torram inviável. Entao o objetivo do artigo é criar um método que une PPL e o enconder e serve tanto pra medir altas quanto baixas velocidades. É uma medição de malha aberta e assim torna o sistema independente do modelo do motor ou de outras variáveis que podem ser relacionados a esse.
Métodos clássicos:
O método M é o mais usado entres o métodos clássicos, nesse método é contado o numero de pulsos durante um intervalo de tempo fixo e assim calcula-se a velocidade angular do motor. É de simples implantação e nao necessita do modelo do motor, mas a exatidão da medição e o tempo de resposta são diretamente dependentes de T. Dessa forma para baixas velocidades a exatidão fica comprometida.
Ja no método T, o intervalo entre um numero fixo de furos é medido e a velocidade do rotor é calculado a partir do tempo e do deslocamento angular referente ao numero de pulsos.
Método Proposto
O método proposto é um sistema em que o PLL é usado pra gerar um sinal em que o valor da tensão é proporcional a freqüência do sinal