Concreto Protendido
Concreto Protendido
CONCRETO PROTENDIDO
Definição de protensão A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.
Tecnicamente o concreto protendido é um tipo de concreto armado no qual a armadura ativa sofre um pré-alongamento, gerando um sistema auto equilibrado de esforços (tração no aço e compressão no concreto). Essa é a diferença essencial entre concreto protendido e armado.
A protensão do concreto é feita por meio de cabos de aço super-resistentes, tracionados e ancorados no próprio concreto. Uma viga protendida sofre flexão sob ação de cargas, deste modo, alterando-se previamente as tensões de compressão aplicadas a viga volta à sua posição original restabelecendo as tensões prévias quando a carga é retirada. Desta forma, para evitar fissuração é preciso que as tensões de tração provocadas pela carga seja inferior às tensões prévias de compressão.
Protensão aplicada ao concreto
O artifício de protensão tem uma importância particular no caso do concreto, pelas seguintes razões:
O concreto é um dos materiais de construção mais importantes. Os ingredientes necessários à confecção do concreto (cimento, areia, pedra e água) são disponíveis a baixo custo em todas as regiões habitadas da Terra.
O concreto tem boa resistência à compressão. Resistências da ordem de 200kgf/cm2 (20mpa) a 500kgf/cm2 (50mpa) que são utilizadas nas obras.
O concreto tem pequena resistência à tração, da ordem de 10% de resistência à compressão. Além de pequena, a resistência à tração do concreto é pouco confiável. De fato, quando o concreto não é bem executado, a retração do mesmo pode provocar fissuras, que eliminam a resistência à tração do concreto, antes mesmo de atuar qualquer solicitação. Devido a essa natureza aleatória da resistência a tração do concreto, ela é geralmente desprezada nos