Concreto Pronto
Definição de proteção
A proteção pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência.
Proteção aplicada ao concreto
O artifício de proteção tem uma importância particular no caso do concreto, pelas seguintes razões:
O concreto é um dos materiais de construção mais importantes e quando não é bem executado, a retração do mesmo pode provocar fissuras, que eliminam sua resistência. Sendo o concreto um material de propriedades tão diferentes a compressão e a tração, o seu comportamento pode ser melhorado aplicando-se compressão prévia (isto é, proteção) nas regiões onde as solicitações produzem tensões de tração.
O artifício da proteção, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto sob ação das solicitações em serviço.
CARACTERISTICAS
*Maior qualidade da estrutura
*Maior durabilidade
*Deformação praticamente nula
*Fácil execução de armaduras e concretagem
*Maio controle de conponentes
* Menor tempo de execução
*Fundações mais baratas
*Menor numero de pontos de concentração de cargas
*Estruturas mais leves
*Vãos maiores e melhor aproveitamento de espaço
*Leveza da estrutura
SISTEMAS CONSTRUTIVO
São dois os sistemas principais de protensão aplicados na fabricação das peças de Concreto Protendido. No sistema de pré-tensão mais comum, a armadura de protensão é ancorada (fixada) numa extremidade da pista de protensão, e na outra extremidade um cilindro hidráulico estira (traciona) essa armadura, nela aplicando uma tensão de tração dentro do limite elástico do aço. Em seguida, o concreto é lançado na fôrma, envolve e adere a armadura de protensão. Após decorrido o tempo necessário para o concreto adquirir resistência, a armadura de protensão é solta das ancoragens e, como a armadura tende a voltar à deformação inicial nula, aplica uma força de protensão na peça, dando origem a tensões de