TRABALHO PRONTO Casos Concretos
CURSO: DIREITO
ALUNO: JOÃO LUIZ FRANÇA DA SILVA MATRÍCULA:
201307214711 TURNO: NOITE
TURMA: 3025
Caso concreto 1 A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico.
Questão Discursiva
Uma das principais diferenças entre o senso comum e a icência é o fato da ciência ter provas do que afirma ser verdade, ou seja, passa por um método cientifico, uma avaliação. Já o senso comum pode surgir muitas vezes através de um mito, ou seja, uma explicação fantasiosa para aquilo que não se consegue explicar cientificamente.
Dois exemplos de convicções equivocadas do senso comum:
1° Na época da escravidão no Brasil, muitos escravos se alimentavam de mangas durante o dia e alguns cuidavam de ordenhar as vacas. Como o leite tinha um valor comercial considerável, os senhores diziam aos escravos que caso comecem manga e tomassem leite, passariam mal e poderiam até morrer. O que não é verdade, já que não tem nenhum fundamento cientifico.
2º É muito comum que se associe a quantidade de espinhas que uma pessoa tem com a quantidade de chocolate que ela consome. Diz o senso comum: “Quanto mais chocolate a pessoa consome, mais espinhas terá”. Entretanto, dermatologistas afirmam que não existe nenhuma associação entre o consumo de chocolate com a quantidade de espinhas. Mais uma vez a ciência derruba uma verdade equivocada do senso comum.
Questão de múltipla escolha
a) Objetividade e neutralidade. –
Resposta correta
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.
Caso concreto 2 A sociedade como objeto de estudo, usos e abusos da cultura:
Questão discursiva
Cientistas sociais são profissionais que analisam hábitos, costumes, características religiosas, relações familiares, organização institucional e econômica de diversos grupos sociais, com base em pesquisas e observações. Pesquisam fenômenos , conflitos