ergonomia
Resumo
Na Alemanha após a segunda guerra mundial, devido a competitividade das obras de ponte em concreto protendido ,surgiu o Processo dos Segmentos Empurrados. O processo consiste na pré-fabricação dos segmentos atrás de um dos encontros da ponte, sendo cada segmento concretado e protendido diretamente contra o anterior. Após a sua cura, o conjunto todo é empurrado para a frente na distância de 1 segmento. Sua principal característica está na eliminação de cimbramento, facilidade de lançamento e substancial redução do prazo de construção. Presta-se para a travessia de rios com grande largura, razoável profundidade ou regime caudaloso; obras extensas e dificuldades de cimbramento.
Introdução
Nos 30 anos que seguiram à Segunda Grande Guerra, houve um desenvolvimento extraordinário na construção de pontes em concreto protendido, atingindo-se em poucos anos um ponto alto nas técnicas tanto de projeto quanto de execução. A partir daí, a fim de melhorarem sua competitividade, as firmas passaram a pesquisar soluções que reduzissem o custo principalmente de mão-de-obra. Uma destas soluções foi a dos Segmentos (ou Incrementos) Empurrados, aqui apresentada
O processo foi idealizado e empregado pela primeira vez em concreto protendido em 1962 pelos engenheiros Fritz Leonhardt e Willy Baur na ponte sobre o rio Caroni na Venezuela, vencendo uma concorrência internacional de projeto para uma ponte sobre um rio com condições severas e variações na ordem de 20 m no nível de suas águas.
Características do processo
- Ausência total de escoramento
- O canteiro de trabalho é estacionário e pode ser coberto
- O rendimento é superior devido ao trabalho repetitivo do pessoal no canteiro.
- Facilidade na fiscalização do processo de fabricação dos tabuleiros
- Menor degradação do meio ambiente
- Redução da utilização de formas
- Redução da mão de obra
Referência
Para estudo de caso, escolhemos a construção da ponte empurrada no