concreto com polimeros
Podemos dizer que a topografia tem suas raízes no antigo Egito, devidamente por serem os mais referenciados quando falamos sobre engenharia antiga e grandes obras do passado, porém, algumas fontes dizem que o direito de propriedade é da babilónia, pelo fato de encontrarem um mapa-múndi da babilônia com idade estimada de 2500 a.C. No geral, quem nos legou grandes conhecimentos e instrumentos da topografia, foram os egípcios, gregos, árabes e os romanos.
Não há uma data certa para determinar o início da topografia, mas acredita-se que o homem começou a fazer uso e necessitar da topografia quando deixou sua vida nômade e começou a fixar moradia, com intenção de demarcar suas áreas de domínio, não muito diferente dos dias de hoje.
A Topografia não era reconhecida de fato até a matemática e a física ganharem desenvolvimento notável nos últimos séculos, passando então do empirismo, às bases de uma autêntica ciência.
Alguns destaques para a utilização da topografia no passado foi o sistema de irrigação dos egípcios e a pirâmide de Gizé, que tem um erro de apenas 20 cm para uma base de 228m, algo incrível levando em conta as condições de trabalho da época comparando com a tecnologia que temos disponível nos dias de hoje. O homem sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. Relatou-se no presente trabalho um histórico da topografia, abrangendo mapas e seus instrumentos.
2 - HISTÓRICO DA TOPOGRAFIA
A topografia [do grego topos (lugar) e graphein (descrever)] é a ciência aplicada cujo objetivo é representar a configuração de uma porção de terreno com as benfeitorias que estão em sua superfície. Ela permite a representação, em planta, dos limites de uma propriedade, dos detalhes que estão em seu interior (cercas, construções, campos cultivados e benfeitorias em geral, córregos, vales, espigões, etc.). Com