CONCRETO POLIM RICO
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Concreto Polimérico
Introdução
O que são os polímeros
A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por várias unidades de repetição, conhecidas como meros. A matéria-prima para a formação de um polímero é o monômero, como o próprio nome indica, é uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.
O tipo de monômero (estrutura química), o número médio de meros por cadeia e o tipo de ligação covalente nos permite dividir os polímeros em três classes principais: os Plásticos, as Borrachas (ou Elastômeros) e as Fibras. Segundo o livro Callister, 2002, os polímeros ainda podem ser divididos em Revestimentos, Adesivos, Espumas e Películas.
O contato do homem com os polímeros já existe há muitos anos. Os egípcios e os romanos, o utilizavam para carimbar documentos e para tampar vasilhames; Os espanhóis e portugueses, ao terem contato com a seringueira, criaram a borracha, que é utilizada até hoje para apagar escritas; Os chineses utilizavam os extratos vegetais, que são polímeros naturais, para impermeabilizar madeiras; Com a descoberta da produção de polímeros sintéticos, o ser humano criou e ainda cria materiais poliméricos que ainda estão presentes no nosso cotidiano.
Percebe-se então que os materiais poliméricos possuem uma vasta área de aplicação, tendo como requisitos as suas propriedades, o comportamento que ele adquire ao reagir com outro material.
Como podem ser utilizados na construção civil
Os polímeros já estão introduzidos na construção civil em:
Instalações hidráulicas: Cano PVC (Poli Cloreto de Vinila) quando o fluido se encontra em temperatura ambiente, e o cano CPVC (Poli Cloreto de Vinila Clorado) quando em temperaturas maiores;
Instalações elétricas: Elétrodutos que permitem a passagem da fiação e dos cabos no interior da parede; Isolamento dos fios;