Argamassa impermeável
As argamassas impermeáveis são em sua maioria fabricadas em processos industriais, sendo encontradas prontas para uso. Na sua composição, existem além do cimento e areia em diferentes proporções, diferentes aditivos químicos que conferem a impermeabilidade a esta matriz cimentícia. O principal tipo de argamassa impermeável é a argamassa polimérica, que consiste em um material bicomponente geralmente um elemento em pó e outro líquido que proporciona completa proteção a muitas solicitações de umidade.
A sua origem consiste na mistura de cimentos especiais com diferentes características não comercializados na construção, com adição de dispersões sintéticas de polímeros e cargas minerais, que promovem uma camada de proteção altamente aderente, estável e impermeável. O maior problema destas argamassas é a pouca resistência aos agentes atmosféricos, não sendo recomendada a sua exposição, em virtude das diferentes reações que podem surgir por meio de seus componentes, sendo necessária a cobertura com uma pintura ou camada de proteção.
Existem vários tipos de argamassas poliméricas disponíveis no mercado da construção, sendo que podem aparecer com outros nomes e funções específicas, como os cimentos poliméricos, os cristalizantes, bloqueadores hidráulicos, argamassas de secagem rápida com aditivos especiais.
1- Argamassa polimérica
1.1- Conceito
A argamassa de cimento Portland é um excelente material de construção devido ao seu fácil manuseio, produzindo uma massa plástica que pode ser lançada o moldada de forma e tamanho pré-determinados quando endurecida.
Sendo um produto fabricado pelo próprio engenheiro, deve apresentar características e propriedades compatíveis com a finalidade a que se destina. Entretanto, a argamassa tem demonstrado certas limitações com relação à resistência à tração na flexão, absorção de água, abrasão. etc.
Contudo, novos materiais de construção têm sido investigados em vários