Óxidos
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Fórmula Geral:
E2x+ Ox2- → E2Oy
Classificação:
Os óxidos podem ser classificados em três diferentes grupos: ácidos, básicos ou peróxidos.
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.
Peróxidos: esses óxidos possuem dois oxigênios ligados entre si. Exemplo: (O-O)2-.
Nomenclatura:
Óxidos iônicos:
Esses compostos são formados normalmente entre o oxigênio e os metais. O oxigênio possui carga 2- e, com cada metal, é possível formar apenas um óxido. Uma exceção é o ferro, que é metal, mas forma dois óxidos diferentes, conforme será visto mais adiante.
Um exemplo de óxido assim é o CaO, conhecido como cal virgem, que ao ser hidratado (Ca(OH)2) é usado para fazer pinturas de caiação.
Sua regra de nomenclatura é a seguinte:
Exemplos:
Na2O: óxido de sódio
CaO: óxido de cálcio
Óxidos moleculares:
São formados geralmente com ametais e formam mais de um óxido. Em razão disso, é necessário indicar a quantidade de oxigênios e dos elementos ligados a ele, por meio de prefixos como mono, di, tri, etc.
É possível também indicar a quantidade do outro elemento por meio de algarismos romanos. Veja os exemplos:
CO: monóxido de carbono
CO2: dióxido de carbono
NO: monóxido de nitrogênio
NO2: dióxido de nitrogênio
N2O: monóxido de dinitrogênio
N2O5: pentóxido de dinitrogênio
SiO2: dióxido de silício
Fe2O3: trióxido de diferro ou óxido de ferro III
FeO: monóxido de ferro ou óxido de ferro