Impermeabilizantes rígidos
A vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprem a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão de armaduras.
IMPERMEABILIZANTES RÍGIDOS
É aquela em que o componente, concreto ou argamassa, torna-se impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliado à correta granulometria dos agregados, baixa relação água/cimento, e consequente redução da porosidade do elemento.
Os impermeabilizantes rígidos não trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura. Este tipo de impermeabilização é indicado para locais que não estão sujeitos a trincas ou fissuras, tais como:
Locais com carga estrutural estabilizada: poço de elevador, reservatório inferior de água (enterrado);
Pequenas estruturas isostáticas expostas;
Condições de temperatura constantes: subsolos, galerias e piscinas enterradas, galeria de barragens. elementos de fundação, pisos interiores em contato com o solo, em contenções e piscinas enterradas.
Os impermeabilizantes rígidos são vendidos como argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou como aditivos químicos para argamassa ou concreto. Esses produtos incorporam-se à estrutura protegida e, com uma cura adequada, apresentam baixa porosidade e grande estanqueidade. Podem ser encontrados, ainda, em forma de pinturas que formam um revestimento impermeável.
MATERIAIS E EXECUÇÃO
ARGAMASSAS COM HIDROFUGANTES
São argamassas de cimento e areia que adquirem propriedades impermeáveis com a mistura de aditivos que repelem a água (hidrofugantes), líquidos ou em pó.
1) O substrato deverá apresentar-se limpo, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos e