Quimica aglomerantes
Nome: Luiz Henrique da Rosa Guimarães Matrícula 12204449
Frederico Werner Mascarenhas Matrícula 12204789
Disciplina: Química Tecnológica B
Professora: Jeane
Introdução
Os fenômenos da natureza continuam sendo alvo da preocupação do homem em diversas áreas, porém, a tecnologia nos ajudou a resolver diversos problemas, como por exemplo, na engenharia civil a umidade, a água das chuvas e o vapor que são causadores de infiltrações, manchas na parede, desgastamento de azulejos e etc.
Para solucionar essas dificuldades foram criados os impermeabilizantes. Esses produtos possuem a capacidade de proteger uma estrutura dos efeitos da umidade. O foco desse trabalho está sobre os sistemas rígido e flexível abrangendo sua composição, vantagens, desvantagens dentre outros.
Sistema Rígido
Esse sistema engloba os impermeabilizantes que possuem cimento em sua composição e são indicados as superfícies que não sofrem deslocamento devido a variação da temperatura. Para se criar um impermeabilizante de sistema rígido precisa-se de três componentes principais: Hidrofugante, Cristalizante, Argamassa
Polimérica.
Hidrofugante
Aditivos hidrófugos são aditivos impermeabilizantes de pega normal, reagindo com o cimento durante o processo de hidratação. São compostos de sais metálicos e silicatos (DENVER, 2008).
Os aditivos hidrófugos proporcionam a redução da permeabilidade e absorção capilar, através do preenchimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado, tornando os concretos e argamassas impermeáveis à penetração de água e umidade. (SIKA, 2008)
A aplicação do mesmo se dá em argamassas de revestimento as quais são utilizadas para impermeabilizações dos elementos que não estejam sujeitos aos movimentos estruturais os quais poderiam ocasionar trincas e fissuras.
Esse sistema limita-se a aplicação em locais em que não haja exposição ao sol.
Esse aditivo deve ser dissolvido na água de amassamento a ser utilizada. A