Trabalho sobre o Concreto polimérico
O concreto de cimento Portland é o material estrutural mais utilizado na construção civil, sendo adequado para o emprego em estruturas, principalmente em razão de seu baixo custo, comportamento compatível com as exigências ambientais, facilidade de moldagem, níveis aceitáveis de energia requerida na fase de produção e estética agradável. Além disso, o mesmo tem sido foco de diversas pesquisas, visando aperfeiçoar as características principais como resistência mecânica e durabilidade através da adição de polímeros nos componentes do concreto, favorecendo desse modo à qualidade final da construção.
O objetivo principal da utilização de polímeros no concreto é maximizar qualidades relacionadas à porosidade do concreto, propiciando a sua diminuição e maior durabilidade e resistência mecânica, evitando patologias ocorridas com frequência, principalmente, em meios agressivos, o que acarreta desconforto visual além da degradação dos elementos estruturais. Apesar de ser um material relativamente novo, o concreto composto por polímeros possui ótima resistência mecânica, durabilidade e excelente desempenho, reduzindo a incidência das suas patologias e a consequente necessidade de manutenção.
Dessa forma, são aplicados vários produtos no concreto a fim de buscar o seu melhor desempenho. Dentre esses materiais, a utilização de resinas poliméricas em matrizes de cimento, abre um novo campo de aplicação na construção civil. Se emprego pode dar- se:
Concreto polímero (CP): O aglomerante utilizado junto aos agregados é a resina, material que substitui o cimento, sendo que este pode ser utilizado como agregado neste caso. O desempenho deste tipo de concreto depende exclusivamente do tipo de polímero utilizado e seu traço mediante os agregados de mistura;
Concreto impregnado com polímero (CIP): Se dá através de processos de secagem do elemento de concreto com ou sem pressão para a retirada da água e do ar dos vazios e imersão do elemento em solução polimérica