Polimeros
Resumo 1
Introdução 2
1. Características 3
1.1 Polietileno 3
2. Tipos de Polímeros: Sintéticos x Natural 3
3. Polimerização 4
3.1 Tipos de polimerização 5
3.1.1 Polimerização por Adição 5
3.1.2 Polimerização por condensação 6
4. Polímeros Inorgânicos 7
5. Uma nova classe de polímeros 7
6. O uso de polímeros na Engenharia Civil 8
6.1 Impermeabilizantes 9
6.1.1 Manta Asfaltica 9
6.1.2 Manta líquida 9
6.1.3 Argamassa impermeabilizante 10
6.1.4 Epoxi 10
7. Concreto polimérico 10
Imagens 12
Conclusão 18
Bibliografia 19
Resumo
Polímeros são substancias formadas por macromoléculas através de uma reação de polimerização, onde a composição é feita por vários segmentos idênticos. As cadeias dos polímeros costumam ser gigantes, talvez as maiores da química. Toda vez que moléculas sofrem reações químicas que fazem com que elas se liguem repetidas vezes por meio de ligações covalentes fortes, teremos a formação de um polímero.
Os polímeros fazem parte da vida moderna do século XXI. Grande parte do conforto que usufruímos hoje se deve a existência de polímeros. Eles estão presentes em quase tudo o que fazemos ou temos, na forma de painéis, estofados, acessórios, impermeabilizantes, eletrodoméstico e muitos outros.
No início, os plásticos substituíam somente a madeira, mas na década de 60, com a sua introdução no mercado de embalagens, vieram a substituir o vidro e o papelão. Somente na década de 70 que vieram as substituições mais significativas, principalmente no campo dos metais, com maior ênfase nas ligas leves. Desde a década de 80 as substituições têm sido cada vez maiores e mais importantes, seja do ponto de vista técnico ou comercial.
Hoje, estes polímeros são empregados em qualquer área de atuação, e principalmente na construção civil, na forma de impermeabilizantes, tubos