DESENVOLVIMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO EMPREGANDO RESÍDUOS
1. OBJETIVO:A construção civil está em constante crescimento, e buscar alternativas para diminuição de custos associados a maiores benefícios para a sociedade e menores impactos ambientais é de extrema importância. Portanto, com o intuito de diminuir o custo em construções de imóveis de apenas um pavimento, aumentar os lucros das empresas e amenizar os impactos ambientais causados pelo descarte de tubos de creme dental, pretende-se desenvolver um projeto no qual será reutilizado estes tubos previamente triturados na produção de blocos. Sendo assim, esses blocos garantiriam desenvolvimento lucrativo e sustentável. Para atingir este objetivo geral, precisará atender os seguintes objetivos específicos:
Pesquisar quais os processos para confecção de blocos, tanto de concreto como de cerâmica, para testar a resistência de cada um e desenvolver um novo bloco com resistência equivalente.
Obter grande quantidade de tubos de creme dental.
Caracterizar, desenvolver e montar os Eco Blocos.
2. DESCRIÇÃO RESUMIDA
2.1. O PROJETO: Os blocos comumente usados na construção de casas são, geralmente, compostos por concreto leve estrutural, que por sua vez é constituído por: 400g de cimento de alto forno CP III com classe de resistência entre 25 a 40(MPa), 840g de areia, 30g de argila expandida tipo 1506, 190ml de água e 3,2 ml de aditivo polifuncional, nessas proporções. Nesse sentido, a proposta do eco bloco, baseia-se na substituição de 50% da quantidade original da areia por resíduos de polímeros provenientes de tubos de creme dental triturados e também na substituição do aditivo polifuncional pelo aditivo de Chagas, como por exemplo, a serragem ou o talco. Segundo AkemiIno[1], no seu livro de materiais de construção, “Cargas são tipos especiais de aditivos empregados nos polímeros a fim de melhorar suas propriedades com um custo reduzido. Dentro desse grupo, encontram-se as