Concreto Alto Desempenho - Roteiro
Principais características: Elevada resistência mecânica e excelente durabilidade, obtidas com a utilização de baixas relações água/cimento. O concreto de alto desempenho é possível graças ao desenvolvimento de materiais cimentícios, adições suplementares e superplastificantes de alta eficiência, adicionados à sua mistura. O trabalho enfoca o uso de dois materiais usados na origem do CAD, são eles: superplastificante (aditivo) e sílica ativa (adição mineral).
Histórico:
O cocreto de alto desempenho, inicialmente, surgiu em meados dos anos 60, na cidade de Chicago nos EUA, sendo conhecido até pouco tempo atrás como Concreto de Alta Resistência, por sua produção visar apenas aumentar a resistência à compressão, caindo posteriormente em desuso pois outras propriedades como baixa porosidade e durabilidade foram agregadas.
O concreto usado na época pela indústria da construção tinha uma resistência à compressão de apenas 15MPa a 30 MPA. Por dispor apenas de aditivos redutores de água baseados em lignossulfonatos (que variavam em composição e pureza), conseguiam ganhes de resistência que variavam entre 10MPa e 15MPa. Nos 10 anos seguintes, esta marca avançou para 45MPa a 60MPa. Em 2005, em alguns pilares do E-Tower, já se obtinha uma resistência de 125MPa.
Conceito:
CAD é o tipo de concreto que têm resistência maior que 40MPa. Em sua dosagem, procura-se atingir uma baixa relação água/cimento (entre 0,25 e 0,40), o que irá resultar na sua alta resistência característica. Na obtenção de concretos de alto desempenho, sempre são utilizados aditivos e adições, sendo quase impossível, na prática, conseguir CAD sem a utilização das adições minerais.
Composição:
Os concretos de alto desempenho contém os seguintes materiais: agregados comuns, cimento Portland comum, adição mineral(sílica ativa, fumo de sílica, cinza volante, escória granulada de alto forno), geralmente entre 5% e 15% da massa do cimento, e sempre um superplastificante. O teor do