Concorrência
O objetivo de uma firma é a obtenção do máximo possível de lucro. Firmas com grnade poder de mercado, podem manipular sua oferta visandoalterar o preço de seu produto em proveito do próprio.
HIPÓTESES DO MODELO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA
- O MERCADO É ATOMIZADO: Ele é composto de um número muito grande de compradores e vendedores, onde os mesmos são tão pequenos que nenhum deles tem condição de isoladamente afetar o preço do produto transacionado. Partindo desse presuposto, tanto o produtor como as firmas são denominados Tomadores de Preços ( decisão de quanto comprar ou produzir a partir do preço dado pelo mercado).
- O PRODUTO É HOMOGÊNEO: Os compradores são indiferentes quanto a firma que fabricou o produto, de modo que o produto com o preço mais baixo sempre é preferido ao produto com o preço mais elevado.
- Há perfeita informação do MERCADO: As firmas e os compradores sabem a que preço está sendo vendida cada unidade do produto, assim as unidades são vendidas a um único preço. As firmas conhecem a função custo tentando obter seu lucro máximo. Já os consumidores conhecem a função utilidade tentando maximizar essa utilidade.
- O único obstáculo para uma empresa que deseja produzir um bem, é o CUSTO DE PRODUÇÂO, já que o acesso da produção de um bem é livre.
CURVAS DE DEMANDA DE MERCADO E DA FIRMA INDIVIDUAL
A curva de demanda de mercado é negativamente inclinada.
Já para uma firma individual em concorrência perfeita , a curva é Horizontal, pois a firma ( individualmente) é tão insignificante para o mercado, que qualquer variação na firma o preço do produto não é AFETADO.
O preço máximo que essa firma pode cobrar pelo produto é igual ao preço de mercado, independente de quanto essa firma produz. O preço de mercado tende a estabelecer-se no ponto de interseção dessas duas curvas.
Na firma de concorrência perfeita, a sua curva de demanda é uma linha HORIZONTAL com altura igual ao preço de mercado.
O preço p* de