Concorrencia
A concorrência é o estado habitual e ocorre com produtores e consumidores, mas acontece principalmente entre uns ou outros segundo as condições do mercado: quando um artigo é abundante com relação à necessidade que supre, os produtores competem acirradamente par evitar que existam sobras, e, quando o produto se torna escasso, então são os consumidores que lutam para não ficar desprovidos.
O produtor procura na concorrência a justa retribuição de seu trabalho, oferecendo ao consumidor produtos de qualidade superior ou mais baratos que os dos seus rivais. Isto somente pode ser obtido melhorando os procedimentos da indústria para diminuir gastos. É uma luta onde o mais habilidoso e trabalhador dos produtores é premiado, onde os outros produtores são estimulados, os consumidores são atendidos e, de maneira geral, toda a humanidade se serve desta luta, visto que se beneficia dos progressos obtidos na indústria. Portanto, esta luta tende a conduzir à harmonia de todos os interesses.
A concorrência é o motor primeiro da atividade, o mais poderoso estimulante de todo adiantamento. A proteção contra a concorrência é uma proteção que visa impulsionar a ociosidade, a rotina e o estéril repouso das faculdades humanas. Onde não há concorrência, existe monopólio. A concorrência leva consigo a responsabilidade individual. Em suma, a concorrência é norteada por um REGIME de paz, é a única e verdadeira harmonia de todas as liberdades necessárias à produção e distribuição de riqueza.
Muitos, entre os socialistas e alguns