Concorrência Gillette
Introdução Conceitos:
Concorrência: Segundo Kotler, 2012: “Concorrência trata-se da disputa entre produtores de um mesmo bem ou prestadores de um determinado serviço que buscam atender o mesmo publico-alvo, muitas vezes compartilhando a mesma localização.”
Concorrentes de marca: vende produtos similares em preços, benefícios e características;
Concorrentes de produto: compete na mesma classe de produto, mas com produtos diferentes em características, benefícios e preços;
Concorrentes genéricos: produz ou vende determinado produto ou serviço, extremamente diferente, porém que solucionam o mesmo problema ou satisfazem a mesma necessidade do consumidor;
Concorrentes de orçamento: competem pelos recursos financeiros dos mesmos consumidores.
Macro ambiente: Constituído por variáveis ou forças incontroláveis que condicionam as ameaças e oportunidades de uma organização.
Monopólio puro: produto ou serviço oferecido por uma única empresa.
Oligopólio puro: uma pequena quantidade de empresas fabrica e fornece a mesma commodity (mercadoria de importância mundial, que tem seu preço determinado pela oferta e procura internacional).
Oligopólio diferenciado: empresas fabricam e fornecem produtos parcialmente diferenciados em qualidade, atributos, estilo ou serviços.
Concorrência monopolista: muitos concorrentes diferenciam-se em suas ofertas , impondo preços superiores por seus diferenciais. Concorrência pura: diversos concorrentes oferecem o mesmo produto sem base de diferenciação.
Forças e Fraquezas do produto: MACH 3
Desde seu lançamento em 1998, o prestobarba GILLETTE MACH 3 conquistou grande parte das casas ao redor do mundo, devido sua inovação possuindo três laminas e com um melhor barbear para o homem.
Dominou o mercado de prestobarba, durante anos investindo milhões em propagandas, jogos de marketing e publicidade, se tornando líder em venda na linha desses produtos direcionados a Classe B e C. A Gillette quis disponibilizar fácil acesso