Case Gilette
TECNOLÓGICA NA GILLETTE
RESPOSTAS DO CASE
1. Discuta a estratégia de inovação da Gillette. É coerente? Quais as vantagens e desvantagens do pioneirismo? Como a Gillette administra isso?
Resposta: A estratégia de inovação da Gillette é coerente, pois busca a inovação, o aperfeiçoamento e a qualidade de todos os produtos ofertados pela marca. As vantagens é que a marca sai na frente em relação às inovações de seus produtos, antes seus concorrentes, colabora para a imagem e reputação da empresa, criando um compromisso com o fornecedor de matéria-prima, tecnologia e canais de distribuição produzindo vantagens de custo e estabelecendo lealdade entre os consumidores. As desvantagens são quando os custos não compensam a baixa fidelidade dos consumidores e as rápidas mudanças tecnológicas.
2. Normalmente as empresas investem em tecnologia do produto durante a sua introdução e em tecnologia do processo durante a sua fase de crescimento. Foi o que aconteceu com o Mach3? O que isso mostra?
Reposta: Sim, pois foi uma inovação com melhorias e aperfeiçoamento no desempenho, à medida que foram melhorando suas características e inovando um produto já existente, o barbeador. Isso é a prova de que a Gillette sempre busca inovações, mesmo sabendo que é um risco fazer inovações em um produto tradicional. O atributo mais importante para caracterizar está inovação é a qualidade.
3. O Sensor é uma inovação radical? E o Mach3? Por quê?
Resposta: O Sensor é um produto revolucionário e o Mach3 uma inovação radical, por ter uma melhora no seu desempenho, possui 3 lâminas, avançando tecnologicamente, proporcionando benefícios ao usuário e impacto visual.
4. Por que o Mach3 aparentemente estava resolvendo o problema da estabilidade dos lucros que preocupava a diretoria no início dos anos 90? Discuta como ele e o novo lançamento (previsto 2006) se encaixam no quadro de lucratividade da empresa, abordando aspectos do ciclo de vida