Conclusão
Para que se faça uma negociação eficaz, ou seja, uma negociação ganha- ganha , é imprescindível identificar os elementos necessários ao desenvolvimento do processo de negociação e desenvolver ações para antecipar situações desfavoráveis e aproveitar novas oportunidades. É necessário, também, desenvolver habilidades para negociar em busca de resultados positivos e contribuir para desenvolver diferenciais competitivos, por meio de novas técnicas de negociação na organização.
Para se chegar ao ganha - ganha, é preciso não perder de vista dois fatores: as posturas dos negociadores e as formas de negociar. A negociação ganha- ganha tem como base que a efetividade de um acordo deve ser produto de sua qualidade, por sua aceitação. Isto acontece quando se consegue manter o relacionamento. Para se negociar a solução de um problema é necessário conhecer e percorrer todas as etapas do processo de solução de problemas e tomada de decisão, tais como: definição do problema, diagnóstico da situação, formulação de alternativas, escolha da solução e implantação da decisão ou do acordo.
Também é importante conhecer um pouco mais do aspecto humano, sobre a memória emocional, a emoção e comunicação, a subjetividade, a empatia e sinergia em uma negociação, sobre as falhas de comunicação e os limites entre razão e emoção.
A excelência em negociação faz parte das tendências do moderno cenário econômico mundial. A intensificação das relações comerciais, a criação de blocos econômicos, o fortalecimento de empresas transnacionais aliados à tendência de globalização das economias revelam o cenário econômico mundial no qual países buscam estabelecer relações político-econômicas.
Criatividade, flexibilidade, rapidez e diversificação parecem ser a tônica para o sucesso no mundo dos