Conclusão
Este trabalho teve seus objetivos alcançados, os quais eram mostrar sucintamente o conceito de manutenção industrial e também a lubrificação como ferramenta da manutenção. Além de expor a importância e como implantar uma lubrificação planejada e organizada, apresentando de um modo geral as etapas para criação de um plano.
Pôde ser percebido a que a implantação de planos de lubrificação industrial através de um planejamento e organização adequados se torna essencial a fim de evitar falhas, decorrentes de uma má lubrificação, durante o processo de produção.
Foram evidenciadas também etapas com o fim de controlar o desempenho da execução dos planos de lubrificação. Com a aplicação dessas etapas na criação dos planos de lubrificação tornou-se eficaz a identificação do local certo a lubrificar com a quantia adequada a aplicar, acarretando diversos fatores positivos, como: um tempo de manutenção reduzido e aumento de disponibilidade de maquina, enfatizando que a lubrificação se tornasse uma ferramenta eficaz da manutenção industrial.
Por fim, conclui-se que com a implantação do planejamento e organização da lubrificação, o nível de qualidade da produção se eleva assim como o da manutenção. Por consequência, as maquinas apresentam um aumento em seu desempenho e uma redução nos prejuízos. Portanto, deve-se ser analisado que somente o planejamento e organização da lubrificação asseguram o sucesso do setor de manutenção.
E como propostas futuras há a possibilidade da informatização de todo o sistema de planejamento da lubrificação, fazendo assim com que haja uma melhoria tanto na organização das atividades relacionadas à lubrificação como também uma melhor eficiência na elaboração dos demais planos. E além de tratar do planejamento somente, poderá ser tratada a gestão e organização tanto de material, pessoas e mão de obra com finalidade de se obter uma maior organização da manutenção em geral.