conclusao
Após obter os resultados dos experimentos, pode-se concluir que o cobre e o alumínio possuem comportamento semelhante, pois seus coeficientes condutivos são muito semelhantes, já o inox teve suas temperaturas reduzidas em todos os termopares se comparados com as barras de alumínio e cobre, isto se dá pelo seu coeficiente de condutividade ser muito baixo.
Além disto observou-se que somente nos primeiros termopares da barra de inox teve variação de temperatura, e ao longo desta, a temperatura se manteve constante, fato este, pode ser explicado pelo seu coeficiente condutivo, onde a distribuição de temperatura ao longo da barra não seria homogênea como nas barras de alumínio e cobre.
Finalizando a análise experimental, foi calculado o coeficiente convectivo experimental e teórico para as temperaturas de 50°C e 90°C, sendo que para o cálculo do coeficiente convectivo teórico foram usadas duas correlações, a de Morgan e a de Churchill e Chu.
Assim observou-se que para a barra de cobre, apenas na temperatura de 50°C o coeficiente experimental ficou próximo do teórico e na temperatura de 90°C os coeficientes não se aproximaram. Já para a barra de alumínio, em ambas as temperaturas os coeficientes ficaram diferentes, fato este, que possivelmente ocorreu devido a falha nos termopares ou na leitura devido a sua variação. Para a barra de inox, com temperatura de 50°C, não ficaram próximos os valores dos coeficientes, porem para a temperatura de 90°C, os coeficientes apresentaram semelhanças razoáveis se comparado com as demais temperaturas em cada barra.