Conclusão ácido acetil...
565 palavras
3 páginas
* Introduziu-se as pontas do fio de ferro nos orifícios dos elétrodos da bomba calorimétrica, colocando-se a pastilha acima do copo de combustão (o que permite que a combustão seja completa). Fechou-se a bomba com cuidado. * Encheu-se o vaso com 850 cm3 de água, e a bomba foi inserida dentro deste, bem como o termómetro. Mergulhou-se a barra magnética na água e ligou-se a placa de agitação. * Ligou-se a bomba à unidade de fornecimento de energia de corrente alternada (15V) e pressurizou-se com oxigénio (1MPa=10bar). Fechou-se cuidadosamente a válvula da bomba e de seguida a válvula da garrafa de oxigénio. * Antes de ligar a ignição, registou-se a temperatura de 30 em 30 segundos, até o equilíbrio térmico ter sido atingido, dentro da bomba. * Ligou-se a unidade de fornecimento de energia durante 7 segundos e iniciou-se a combustão, durante a qual se libertou calor, pelo que a temperatura aumentou e foi registada de 5 em 5 segundos. Após a sua estabilização, começou a ser registada a cada 15 segundos, durante 5 minutos.
Descompressão da bomba (depois de cada ensaio é importante ter em conta certos cuidados ao abrir a bomba calorimétrica, pois a pressão que se encontra no seu interior é elevada):
* Fechou-se a válvula da garrafa de oxigénio e removeu-se o tubo da bomba, inserindo-se no seu lugar um tubo com a ponta aberta, a qual se apontou para um local seguro. * Abriu-se a válvula da bomba lentamente * Depois do gás ter saído na totalidade, abriu-se a bomba calorimétrica
Os objetivos da atividade laboratorial foram devidamente cumpridos, assim sendo, o procedimento experimental correu tal como seria esperado e foi-nos possível determinar a entalpia de formação do ácido acetilsalicílico, com base na energia libertada na sua combustão num calorímetro a volume constante.
Apesar da quantidade de oxigénio existente e necessária para a combustão ter sido reduzida, o que fez com que a pressão apenas atingisse 5 bar em vez de 10 bar, a