Introdução a administraçao
265 palavras
2 páginas
1.1- O conjunto de práticas administrativas colocadas em execução pela direção de uma empresa para atingir os objetivos que ela se tenha fixado. 1.2- Compreende o estabelecimento das condições de trabalho, a organização do trabalho, a natureza das relações hierárquicas, o tipo de estruturas organizacionais, os sistemas de avaliação e controle dos resultados, as políticas em matéria de gestão do pessoal, e os objetivos, os valores e a filosofia da gestão que o inspiram. 1.3- Todo método de gestão é influenciado ao mesmo tempo pelos fatores internos (estratégia perseguida, recursos, tipo de pessoal, tecnologia utilizada, culturas, história, tradições, personalidades dos dirigentes, etc.) e por fatores externos: contexto econômico, mundialização, concorrência, ciclo econômico, etc.); contexto político (políticas governamentais, legislação, papel do estado, etc.); contexto cultural (valores dominantes); contexto social (movimentos sociais, sindicatos, grupos de pressão).
2.1- Se inspiram nos princípios desenvolvidos por F.W. Taylor, Caracteriza-se por uma divisão do trabalho muito fragmentada, produção sob premência de tempo, tarefas repetitivas, modos de remuneração segundo o rendimento, rigidez de horários, separação e direito de expressão muito reduzido, e até nulo, divisão entre a concepção e a execução e sistemas de controle muito elaborados.
2.2- O ser humano é encarado somente como uma pessoa dotada de energia física e muscular e movido unicamente por motivações de ordem econômica. A empresa é considerada como uma máquina os homens e as mulheres.
2.3- A finalidade de reduzir os custos, aumentar os lucros e controlar o processo de trabalho, é encontrado não só no universo industrial imas também no setor terciário.