conclusao
Foram abordados os mercados de um âmbito geral onde o mercado monetário trata-se basicamente para controle da liquidez da economia. O mercado de credito é captar recursos dos agentes superavitários e emprestar para os deficitários, sendo remuneradas pela diferença de custos e juros e o mercado de ações trata principalmente dos diretos atribuídos aos que se tornam acionistas de uma empresa.
Estudamos ainda as fontes de financiamento que é possível definir como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa, e a governança corporativa que foi desenvolvido para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia e assegurar a todos os acionistas a equidade, transparência e responsabilidades.
Ponto importante é a BM&FBOVESPA como principal entidade administradora de mercado de bolsa para negociações de ações e a Cetip atuando como administradora de mercados organizados alem de negociações eletrônicas de títulos públicos e privados.
Por fim, as empresas para abrir o seu capital na bolsa de valores precisam preencher algumas características e em seguida quando a abertura de capital for realizada, ou seja, lançar sua primeira oferta publica na bolsa de valores, a organização deixa de ser privada e passa a ser publica.