Experimento 08
Procedimento
Padronização de soluções ácidas utilizando padrão secundário
Para as titulações de padronização da solução titulante, preparamos 3 Erlenmeyers com 1,0 mL de solução padrão de ácido clorídrico medidos com pipeta volumétrica e acrescentamos 3 gotas de Fenoftaleína em cada frasco. Iniciamos a titulação gotejando a solução de NaOH à solução padrão de ácido clorídrico, com agitação constante até que a solução adquiriu coloração rosa. Anotamos a quantidade de NaOH gasto até o momento da coloração e repetimos o procedimento para os outros dois frascos.
Determinação do teor de ácido em uma amostra comercial de vinagre
Com uma pipeta volumétrica adicionamos 5,0 mL de vinagre em um balão volumétrico, completando-o com água. Em três Erlenmeyers adicionamos 10 ml da solução diluída de vinagre e três gotas de Fenolftaleína. Titulamos com a solução de NaOH, conforme procedimento anterior, anotando os volumes gastos de NaOH até o momento da viragem.
Conclusão
Com o término do experimento compreendemos como é possível determinar a concentração de uma determinada substância através da titulação. Para isto, porém é necessário conhecer a concentração exata da solução usada como titulante e também conhecer as propriedades das duas soluções (titulante e titulado) para entender as reações que irão ocorrer durante a titulação e interpretá-las corretamente.
Experimento 09 – Hidrólise de sais e soluções tampão
Conclusão
O experimento foi satisfatório, pois verificou-se hidrólise dos sais Acetato de sódio (NaCH3COO), Cloreto de amônio (NH4Cl), Carbonato de sódio (Na2CO3) pela medição do pH das soluções.
Verificou-se também a ação tamponante de duas soluções (Tampão Ácido e Tampão Básico). Observou-se que ocorreu uma variação nos valores de pH nos respectivos tampões, isso aconteceu possivelmente devido ao equipamento utilizado para medir os valores do pH.