Razão carga massa
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Curso de Engenharia Civil –
Disciplina: Física Moderna
Professor Guilherme Josué Machado
Questionário sobre o experimento de Thomson – Razão carga massa
Questão 1: Descrever o equipamento utilizado para determinar a razão q/m. (faça um desenho esquemático representando o equipamento e suas respectivas partes).
O experimento de Thomson, realizado em 1897, determinou a razão carga massa (q/m) de um feixe de raios catódicos a partir da comparação da deflexão deste quando está sujeito a ação de campos externos, magnéticos ou elétricos. Essa experiência confirmou a existência do elétron como partícula elementar negativa e com massa definida.
Os equipamentos utilizados para a realização do experimento de Thomson são: um tubo de raios catódicos com filamento de tungstênio no vácuo, um suporte do tubo acoplado a um par de bobinas de Helmholtz, uma fonte para acelerar o feixe de elétrons na qual foi utilizado o valor de tensão, uma fonte para controle da corrente das bobinas, dois multímetros e fios para conexão.
Equipamento utilizado em aula.
Questão 2: Descrever a metodologia utilizada para a determinação da razão q/m.
As partículas dos raios, presentes no tubo, passam através de uma região de deflexão e estão sujeitas a forças elétricas e magnéticas, produzidas pela corrente elétrica nas espiras, após essas partículas passam através de uma região mais extensa e livre de forças até o fim do tubo. O feixe luminoso é visível no momento em que as partículas do raio batem na parede do vidro.
A partir desse feixe luminoso foram realizadas oito medições de raios direito e esquerdo, variando a tensão e a corrente elétrica aplicada nas bobinas. A razão carga massa é determinada quando se equilibram os efeitos do campo elétrico e do campo magnético.
Questão 3: Como podemos acelerar uma partícula carregada?
Para acelerar uma partícula carregada é