Concessão de Credito
Revista de Administração da Fatea
Ed. 3, No.3 – janeiro/dezembro 2010
Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010
Análise e Concessão de Crédito para Pessoa Jurídica: indicadores econômico-financeiros e modelo de solvência aplicado num estudo de caso Hilton Bruno Mendes de Carvalho: brunocarvalho86@gmail.com
Jairo Vanderlei Ferreira Junior: jairojr.86@gmail.com
Torazo Fernando Lemes Inaoka: torazoinaoka@hotmail.com
Vinicius Martinolli Faig Bravo: viniciusfaig@gmail.com
Prof. Me Henrique Martins Galvão: curso.adm.fatea@gmail.com
RESUMO
O crédito tem se tornado uma das principais atividades financeiras das empresas, por isso mesmo, a necessidade de que o credor analise cuidadosamente a capacidade de pagamento de cada cliente antes da concessão do crédito. Desta forma, o estabelecimento de procedimentos, visa tornar a concessão de crédito menos arriscada.
Os “C”s do crédito fornecem parâmetros consistentes para que o processo de avaliação de crédito, apesar da complexidade e risco, possa ser realizado de forma mais segura.
Principalmente, tem-se como pressuposto de que qualquer análise tenha como base um conjunto de índices, os quais devem ser suficientemente capazes de proporcionar a diferenciação entre empresas saudáveis e daquelas, cujo resultado econômico-financeiro apresenta riscos elevados. O artigo teve como foco um estudo baseado em literatura disponível e procurou verificar como é possível minimizar os riscos da análise de concessão de crédito por meio da utilização dos índices econômicos e financeiros e análise de solvência, utilizando o Modelo Kanitz com a finalidade de aplicar a teoria estudada. Podendo se concluir que a Empresa Duratex S/A é solvente.
Palavras-chaves: Análise de concessão de crédito, Índices econômicos e financeiros, análise de solvência.
ABSTRACT
This credit has become one of the main activities of the companies, therefore, it`s necessary that the lander makes a