Análise de concessão de crédito
Com base nas demonstrações contábeis de 2008 e 2009
Salvador
2012
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – os “C”s do crédito
3 – Indicadores Econômico-Financeiros
4 – Resultado
1 – Introdução
A recente crise econômica mundial, envolvendo o crédito imobiliário e instituições financeiras americanas, mostrou ao mundo a fragilidade das instituições quanto à concessão de crédito, tal crise poderia ser evitada se algumas precauções fossem tomadas e estudos fossem feitos para avaliar a situação econômica e financeira das empresas. Essa avaliação deve ser pautada em indicadores econômico-financeiros, ou seja, índices que possam mensurar a capacidade de arcar com as dívidas. É importante lembrar que não deve ser somente pautada nos indicadores, mas na própria característica da organização.
Será feita uma análise com base nas demonstrações de 2008 e 2009 da Gerdau S/A , para que seja visualizada a viabilidade de concessão de crédito para a mesma.
2 – Os “C”s do crédito
Caráter – Analisar qual a reputação da empresa em relação à sociedade, pois a empresa pode até ter condições para pagar as dívidas, mas a dependendo da índole dos funcionários e a reputação da empresa como um todo.
Capacidade – É relacionado com a capacidade e conhecimento da empresa em relação a saber gerir o capital.
Capital – Voltada para o balanço patrimonial, é voltada diretamente para os índices de liquidez e endividamento. Descobrir se a organização tem uma estrutura sólida e estável,
Colateral – São as outras garantias, alternativas, que a empresa pode oferecer além.
Condições – São os fatores externos à empresa, o meio em que está inserido.
3 – Indicadores Econômico-Financeiros
Índices