Relatório experiencia circuito monofásico
1)Nesta atividade de laboratório ,podemos determinar a reatância capacitiva, a reatância indutiva, medir a relação de fase entre tensão e corrente num circuito predominantemente capacitivo e; 2) medir a relação de fase entre tensão e corrente num circuito predominantemente indutivo e; 3) medir a relação de fase entre tensão do gerador de funções e a corrente num circuito RC e num circuito RL.
1) FUNDAMENTOS TEÓRICOS
A tensão sobre um capacitor é expressa por:
Isto implica que se a função excitação for do tipo senoidal, haverá uma queda de tensão entre os terminais do capacitor ideal que estará atrasada em 90 graus em relação a corrente que passa através do capacitor. Assim, se dividirmos o módulo desta tensão pelo módulo da corrente podemos expressar uma grandeza cujo efeito é conceituado como uma “oposição” a passagem de uma corrente alternada do tipo senoidal ou cossenoidal oferecida pelo capacitor. Esta grandeza foi denominada de reatância capacitiva e, uma vez que se trata de uma tensão dividido por uma corrente, esta tem como unidade o ohm [Ω], da mesmo forma que a resistência elétrica. A reatância capacitiva é denotada por XC, é função da frequência e é definida por:
A tensão sobre um indutor pode ser expressa como:
Se a função excitação for do tipo senoidal, haverá uma queda de tensão entre os terminais do indutor que estará adiantada de 90 graus em relação a corrente que passa através do indutor. Dividindo-se o módulo desta tensão pelo módulo da corrente podemos expressar uma grandeza cujo efeito é conceituado como uma “oposição” a passagem de uma corrente alternada do tipo senoidal oferecida pelo indutor. Esta grandeza foi denominada de reatância indutiva e, como também se trata de uma tensão dividido