Concepções e tendencias da educação e suas manifestações na pratica escolar
As tendências pedagógicas utilizamos como critério a posição que cada tendência adota em relação às finalidades sociais da escola. Assim organizada em dois grupos, conforme a baixo:
1. Pedagogia liberal Tradicional Renovada progressivista Renovada não-diretiva Tecnicista 2. Pedagogia progressista Libertadora Libertária Crítico-social dos conteúdos
Essas tendências e suas manifestações não são puras nem mutuamente exclusivas o que, aliás, é a limitação mais importante na tentativa de classificação. Em alguns casos as tendências se complementam, em outros, divergem. Podemos dizer que funciona como um instrumento de análise para o professor avaliar a sua prática de sala de aula.
A exposição das tendências pedagógicas é a composição da características gerais da da tendência liberal e progressista, traduzidas na prática docente.
1. Pedagogia liberal
O principio liberal veio como justificativa do sistema capitalista que, ao defender o predominio da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, firmou uma forma de organi¬zação social baseada na propriedade privada dos meios de produção, tam¬bém chamadade sociedade de classes. É uma manifestação própria desse tipo de social.
A educação brasileira, nos últimos cinqüenta anos, vem sendo marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Concretamen¬te, se manifestam nas práticas escolares e no conjunto de ideias de muitos professores.
Mais sustentada pela idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para se desenvolverem na sociedade, precisam aprender a se adaptar às normas vigentes. ou seja da cultura individual. Escondendo a realidade das diferenças de classes, Iniciando a história da educação liberal com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola