Concepções sobre a matemática e suas influências no ensino
“No âmbito escolar a matemática é vista como linguagem capaz de traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças”. Na escola a criança deve envolver-se em atividades matemáticas, que atuem de maneira significativa, agregando valores à bagagem cognitiva e cultural que a criança já possui.
Entretanto a construção desse conhecimento esbarra em um “muro” de tradicionalismo enraizado na prática pedagógica de muitos professores, que não levam em consideração a realidade em que seus alunos participam.
As criticas surgem, e os professores das séries iniciais, tem buscado mudar esse paradigma, tendo como objetivo ensinar o conhecimento matemático de maneira significativa.
“Infelizmente o ensino da matemática em muitas escolas e por muitos professores, ainda está direcionado para atuar como instrumento disciplinador e excludente”, esse caráter adotado faz com que a matemática torne-se chata e desinteressante aos alunos.
Com base nas críticas sobre o ensino da matemática, muitos debates surgem para dissertar a cerca do tema, levando os profissionais dessa área a repensar seu papel e procurar novas estratégias didáticas. Faz-se necessário buscar atividades matemáticas que sejam realmente educativas, e não meramente um treino de uma linguagem sem sentido ao aluno.
O ensino da matemática é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, e para que esse objeto de aprendizagem seja compreendido e assimilado pelo aluno, deve ser apresentado de maneira agradável e divertida, e principalmente que se torne parte da realidade do aluno.
Ciência e conhecimento do cotidiano – resumo
No decorrer dos tempos a raça humana mostrou-se bem sucedida em termos de sobrevivência biológica, pois consegue adaptar-se as mais adversas condições climáticas, habitando todas as partes do globo terrestre.
Esse processo só tornou-se possível através do conhecimento, que se apresenta de diferentes