Didática da educação Matemática
MEMORIAL: DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
LAVRAS – MG
2013/1
AMANDA RIBEIRO PINTO
MEMORIAL: DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Relatório da disciplina de Didática da Educação Matemática na forma de memorial descritivo como resultado de uma reflexão sobre a minha formação enquanto professora de Matemática e sobre as leituras e discussões realizadas nas aulas ministradas pelo professor José Antônio de Araújo Andrade.
LAVRAS – MG
2013/1
SUMÁRIO
1 DIDÁTICA DA MATEMÁTICA.....................................................................4
2 A NATUREZA DA MATEMÁTICA...............................................................6
3 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E MATEMÁTICA ESCOLAR.....................9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................11
1. DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
A escolha de ser um professor de matemática envolve a formação do conhecimento teórico desta ciência e do modo como deve ser ensinada (metodologias de ensino-aprendizagem). Mas não é somente de conhecimentos teóricos que se ”faz” um professor de matemática. A prática também teu seu caráter formador, pois segundo Moura (2001), “o aprender fazer do professor pode ser aprendido a partir do pressuposto da Didática de que é possível a organização dos processos de ensino mais eficientes que os outros”.
Acredito que a didática constitui o professor. Em alguns momentos pude ouvir e até mesmo ousar em dizer que “tal professor não possui didática”. Mas afinal, o que é didática? Várias atribuições são dadas a respeito do conceito de didática: postura do professor; o modo como se ensina; busca por meios/ações que proporcione uma aprendizagem significativa; modo como os conteúdos são organizados e apresentados.
Penso que esses conceitos não estão atribuídos de forma separada, mas que ligados uns com os outros constroem o conceito de didática. Posso ser uma professora que organiza os conteúdos de